Leitor de Notícia

Manifestantes fazem buzinaço em frente a hospital no Paraná, e profissionais de saúde reagem: 'Respeite os pacientes'

Movimento contra medidas restritivas ocorreu no sábado (3), em Guaratuba. Para secretário de Saúde do município, tristeza é ainda maior 'ao ver pessoas que lá atrás ligavam pedindo ajuda para um familiar com Covid-19'. Profissionais de saúde fizeram cartazes para responder a manifestantes, em Guaratuba

Movimento contra medidas restritivas ocorreu no sábado (3), em Guaratuba. Para secretário de Saúde do município, tristeza é ainda maior 'ao ver pessoas que lá atrás ligavam pedindo ajuda para um familiar com Covid-19'. Profissionais de saúde fizeram cartazes para responder a manifestantes, em Guaratuba
Rafael Domingues Soveral da Silva/Prefeitura de Guaratuba
Um grupo de manifestantes promoveu um buzinaço em frente ao Hospital Municipal de Guaratuba, no litoral do Paraná, no sábado (3). Eles protestaram contra medidas de restrição no combate à pandemia na cidade e defenderam o uso de tratamento precoce para a Covid-19, que não possui eficácia comprovada contra a doença.
Associação Médica Brasileira diz que uso de cloroquina e outros remédios sem eficácia contra Covid-19 deve ser banido
Infectologista fala sobre pacientes que fizeram 'tratamento precoce' contra Covid: 'Kit de ilusão'
Infectologista do HC de Botucatu faz alerta após internação de pacientes com Covid que fizeram automedicação
No local, profissionais de saúde, entre eles o secretário municipal da pasta, responderam com silêncio e cartazes. Entre eles, as frases "silêncio, por favor respeite os pacientes" e "números têm nome".
"Me entristeceu muito ver pessoas que lá atrás me ligavam de noite pedindo ajuda para um familiar com Covid, e outros que eu sabia que haviam perdido familiares. Foi difícil ver a forma como alguns nos receberam, com palavras contrárias, esquecendo que somos nós que estamos lá a qualquer horário lutando por eles", lamentou o secretário, Gabriel Modesto.
Segundo o secretário, no momento da manifestação, estava acontecendo um parto na instituição. Pacientes de Covid-19 ficam na Pronto Socorro Municipal.
Manifestação aconteceu no sábado (3)
Rafael Domingues Soveral da Silva/Prefeitura de Guaratuba
A ação foi organizada pela Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba (Acig) e contou com carros "vestidos" com a bandeira do Brasil.
O G1 tenta contato com a Acig, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.
Com 3ª maior média de casos e mortes por Covid-19 do Paraná, secretários de saúde do litoral alertam: 'Situação é o caos'
Guaratuba tem 37.527 habitantes e confirmou 3.785 casos do novo coronavírus desde o começo da pandemia, com 2.748 pessoas recuperadas e 116 mortes registradas pela doença, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), no sábado (3).
COVID-19 NO PARARÁ: Veja as principais notícias
DADOS DA PANDEMIA: Acompanhe a média móvel
VACINAÇÃO: Veja perguntas e respostas
'Me entristeceu muito', disse secretário municipal de Saúde
Rafael Domingues Soveral da Silva/Prefeitura de Guaratuba
Medidas restritivas
Em Guaratuba, a prefeitura anunciou medidas mais restritivas para tentar frear a disseminação da Covid-19 em 13 de março. À época, a administração municipal ressaltou a "elevação de número de casos e óbitos e a falta de leitos clínicos e de UTI".
Três dias depois, a prefeitura tornou as medidas ainda mais rígidas, fechando todos os serviços os serviços não essenciais e também essenciais, como mercados, entre os dias 19 e 22 do último mês.
Os municípios do litoral do estado também têm barreiras sanitárias para impedir a entrada de turistas e visitantes.
"Essas medidas foram construídas ao longo do ano, com participação de vários segmentos do comércio. Na última reunião do comitê de crise em que a Acig estive presente, eles pediram por barreiras restritivas, pelo fechamento das praias", afirmou o secretário.
Na cidade, são 20 leitos destinados para Covid-19. Segundo o secretário municipal, são 12 leitos clínicos e oito vagas equipadas com respiradores, aptas para intubação.
Gabriel ressaltou, ainda, que o município chegou a transferir pacientes para cidades vizinhas por falta de estrutura.
VÍDEOS: Pandemia do novo coronavírus no Paraná
Veja mais notícias do estado em G1 Paraná.
Links: