Leitor de Notícia

Florianópolis oferece programa de incentivo fiscal à inovação

Proposta é focada em promover o empreendedorismo inovador por meio da concessão de incentivo fiscal ao contribuinte. Prefeitura de Florianópolis tem programa de incentivo fiscal à inovação

Proposta é focada em promover o empreendedorismo inovador por meio da concessão de incentivo fiscal ao contribuinte. Prefeitura de Florianópolis tem programa de incentivo fiscal à inovação
Os empreendedores residentes de Florianópolis podem inscrever seus projetos no Programa de Incentivo Fiscal à Inovação da prefeitura voltado exclusivamente para inovação. A iniciativa seleciona projetos para captar parte do Imposto Sobre Serviços (ISS) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de contribuintes do município para ajudar empresas que tem como foco a tecnologia e a inovação.
“A Lei de Inovação à Tecnologia instituiu o Programa de Inovação à Tecnologia. Ele permite que contribuintes do ISS e do IPTU possam destinar até 20% desses impostos para programas que fomentem a inovação e a tecnologia”, explica Mariana Kadletz, sócia e diretora da Incentive.
Para ter um projeto contemplado pelos incentivos do programa é necessário inscrevê-lo no programa da prefeitura. Todas as ideias são analisadas e depois apresentado para uma comissão.
“Essas ideias precisam ter algo que acrescente na vida da cidade e que gere oportunidade de emprego e renda”, afirma Júlio Geremias, vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Florianópolis, gestora do Arranjo Promotor da Inovação e Economia Criativa.
IPTU de Florianópolis
Reprodução/ NSC TV
Os contribuintes que tiverem interesse em financiar um dos projetos aprovados ganha um certificado comprovando o investimento. Com esse certificado é feito o abatimento do IPTU e ISS.
Para André Pinto Coelho Silva, CEO da startup Run Pass, beneficiada pelo programa, a ajuda proporcionada às startups é essencial para o desenvolvimento das empresas.
“No início de toda startup não existe sistema, não existe receita. Sendo assim, é muito difícil a captação de recursos”, explica.
VÍDEOS: Confira outros trechos do Tech SC
Confira novidades do Tech SC
Veja as notícias do estado no G1 SC
Links: